![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdmePSWXR5L3sqLVrsf-nHmiFmy0mOQ2EhbYuAx7m0XYbXxR_hdz6p8QK9dLjdpD9sNg_f9m0ixKOyiwNkuj_OQPOBFjDYd0ZkdJayP4rwWiUCOJa5eX9aMegAFcl8r8eWc-1LgvaVowk/s320/JBM5105.jpg)
No Brasil, o esporte é tido como eficiente no combate às desigualdades sociais e suas consequências perversas. Geralmente quando uma criança decide praticar alguma modalidade, logo festejamos, pois, associamos o esporte a uma série de benefícios e valores, como: saúde, disciplina, respeito, ética, etc. Porém, a prática de esportes tende a se tornar um problema, quando a mesma criança decide se tornar um esportista profissional. Além dos altos custos envolvidos, a formação de um atleta é cada vez mais precoce, o que faz com que desde muito cedo o aspirante a profissional tenha de se dedicar a treinamentos constantes e cansativos, deixando sua formação acadêmica em segundo plano. Sobretudo no futebol, a maioria dos atletas costuma abandonar os estudos antes mesmo de completarem o ensino fundamental. Na Copa de 2006 na Alemanda, um pouco antes do jogo decisivo contra a França, as "razões" da nossa superioridade futebolística, foram contestadas pelo jogador francês Thierry Henry, pois, segundo ele:
... "O brasileiro joga bem, porque passa muito tempo de sua infância jogando bola, quando deveria estar estudando"... Na época, considerei a declaração extremamente grosseira por parte de Henry, até por se tratar de um jogador tido como exemplo de disciplina. Foi durante a Copa da Alemanha que também nos deparamos com uma realidade "um pouco" diferente da nossa. O povo alemão nos mostrou um verdadeiro exemplo do que é organização, cidadania e respeito. Cidades limpas e impecavelmente estruturadas, rodovias bem pavimentadas e com limite de velocidade superior ao nosso, embora com índices de acidentes menores do que os registrados no Brasil. É verdade que a Alemanha também possui problemas sociais como corrupção, desemprego e manifestações racistas, porém, é notável o quanto o país vem se empenhando em resolvê-los e até onde chegaram em pouco mais de meio século, apesar de terem sido praticamente destruídos durante a segunda grande guerra. O milagre tem um nome: EDUCAÇÃO! O investimento de grandes quantias em educação foi o grande responsável pelo renascimento do país. Semelhante ao que ocorreu com o Japão que, sendo um dos aliados dos alemães durante a guerra, também teve que se reerguer entre escombros.
Não fomos campeões em 2006, mas, nos anos seguintes, como de costume, conseguimos vários títulos no futebol. Porém, e a nossa Educação? Quantos títulos ela conquistou para nosso país? Quantas crianças ainda estão fora da escola? Quantas escolas em condições de uso existem no país? É algo para se refletir!