São Silvestre, uma Festa nas ruas de São Paulo!
Quando o critério é participação popular, poucos eventos são capazes de superar as corridas de rua, pois, em nenhuma outra modalidade esportiva ou mesmo prova do atletismo, o cidadão comum pode estar tão próximo de atletas consagrados. Seja torcendo ou competindo lado a lado, é possível compartilhar as mesmas emoções com os ídolos.
No Brasil, acontecem muitas delas ao longo do ano, desde caminhadas até maratonas. Algumas ainda pouco conhecidas, outras já de renome mundial como a Meia Maratona do Rio, a Volta da Pampulha em Minas e a Maratona de São Paulo. Entretanto, nenhuma consegue ser tão espetacular, quanto a Corrida Internacional de São Silvestre. Com mais de 8 décadas de existência, a São Silvestre se mantém como a preferida de atletas e torcedores entre as demais provas do calendário nacional, por diversos motivos: é tradicionalmente realizada no dia 31 de Dezembro em meio aos preparativos para a “passagem do ano”, encerrando a temporada esportiva; o percurso é um verdadeiro convite para conhecermos o Centro de São Paulo, através de uma perspectiva diferente daquela do dia a dia normal e tenso da cidade; além é claro, da participação da elite dos corredores internacionais e do público presente.
Chegando este ano à sua edição de número 87, a São Silvestre cresceu muito em matéria de organização e em número de participantes que hoje chegam a 25 mil! Para o público, o mais interessante é poder sentir de perto a transpiração dos atletas, e ser premiado com um verdadeiro “desfile” de figuras pitorescas, vindas de várias partes do Brasil e do Mundo. Entre estes marcam presença: índios, cangaceiros, sósias, “noivas”, vikings, bruxas e “presidiários”. Sempre mandando seus recados, dançando, brincando com o público e fazendo um espetáculo a parte. Por essas e outras razões, venho participando de edições da prova ao longo dos anos e, até hoje exibo aos amigos, com indisfarçado orgulho, as medalhas que conquistei. Posso afirmar a vocês que poucas experiências são tão especiais quanto cruzar a linha de chegada após 15 quilômetros de muito suor e fantasia, o que torna irrelevante a colocação final em que o fizermos.
Idealizada pelo jornalista Cásper líbero, para ser uma verdadeira “Festa do Esporte”, teve início em 1924, quando era exclusiva para corredores brasileiros, mas desde que passou a figurar no calendário das provas internacionais, a São Silvestre já contou com alguns dos maiores nomes da história do atletismo mundial, como o tcheco Emil Zatopek, a portuguesa Rosa Mota e o equatoriano Rolando Vera. A partir dos anos 90, o mundo passou a reverenciar o poderio dos corredores africanos e, especialmente dos quenianos como Paul Tergat, o maior campeão da São Silvestre. Entre os brasileiros, podemos citar José João da Silva, João da Mata, Carmem de Oliveira, Roseli Machado, Maria Zeferina Baldaia, Ronaldo da Costa, Marizete Resende, Emerson Izerben, Lucélia de Oliveira, Marilson Gomes, Franck Caldeira, além de outros excepcionais atletas.
Eventos esportivos como a São Silvestre também nos reservam alguns momentos desagradáveis, como aquele que testemunhei na edição de número 80, onde antes mesmo do quilômetro 2, no início da descida da Rua da Consolação, um participante teve um mal súbito e desmaiou! Embora tenha sido prontamente atendido pela organização da prova, infelizmente, veio a falecer horas mais tarde.
Durante a prova, a adrenalina nos dá a falsa sensação de que podemos competir em igualdade de condições com os atletas profissionais, mas é preciso saber respeitar os limites do próprio corpo. Portanto, fica aqui um conselho para quem está planejando começar a participar de corridas de rua ou de qualquer outra atividade esportiva: “Antes de começar a treinar, procure um médico para conhecer suas reais condições físicas”!
Lembrem-se sempre que festas são motivos de alegria, e as tristezas devem ficar sempre do lado de fora! Boas Festas e um Ano Novo com muito Esporte!
Para maiores informações sobre a história da São Silvestre ou sobre a prova deste ano, acesse o site:
www.saosilvestre.com.br
Comentários
Postar um comentário